Um funil de marketing é um modelo que descreve a jornada de um cliente desde o momento em que toma conhecimento do serviço ou do produto até ao momento que o compra. Também é conhecido como funil de compra.
O funil tem diversos patamares. Do mais amplo ao mais estreito, normalmente existem seis patamares: consciencialização, consideração, preferência, ação, lealdade e defesa.
A consciencialização – patamar mais amplo do funil de marketing. Os clientes podem encontrar um anúncio, um post de blog ou um resultado do motor de pesquisa. Podem também ouvir falar do produto ou serviço através de marketing offline. Para obter bons resultados no patamar da consciencialização é importante as empresas terem um website.
A consideração – quanto mais os potenciais clientes ficarem cientes do produto ou serviço melhores serão as chances de considerá-lo. Nesta fase, o cliente, se estiver interessado, tentará descobrir mais sobre o produto ou serviço. Logo, neste patamar, as empresas devem ser mais específicas sobre as ofertas, as características do produto, as vantagens competitivas. Tudo deve ser transmitido ao potencial cliente. O conteúdo deve concentrar-se em promover os benefícios e como resolve um determinado problema. Bons exemplos de conteúdo são as webinars gratuitas ou posts de blog.
A preferência – Nesta fase é importante capturar os dados do potencial cliente, como nome, email ou telemóvel. O potencial cliente desenvolve uma preferência pelo produto ou serviço e começa a considerá-lo ao invés da concorrência. Esta é a fase mais importante para converter o cliente. A abordagem deve ser direcionada e personalizada. Emails personalizados e campanhas de remarketing podem influenciar a decisão de compra. Pode fornecer descontos especiais e promoções.
A ação – Determina se o potencial cliente decidiu comprar ou se optou pela concorrência. As etapas anteriores determinarão a ação realizada pelo cliente neste patamar do funil. Os benefícios oferecidos devem ser transmitidos de forma convincente para converter à compra.
A lealdade – Este patamar do funil de marketing é atingido após a compra. Depende da qualidade dos produtos ou serviços e quão bem resolveu o problema do cliente. Nesta fase é importante receber feedback dos clientes e fornecer acompanhamento pós-venda.
A defesa – O cliente torna-se vendedor da marca, influencia o seu círculo social a comprar os produtos e serviços da sua empresa. Pode até defender a marca de situações menos positivas. É extremamente importante as empresas manterem esses clientes satisfeitos, pois ajudarão a aumentar as vendas.
O seu negócio tem um funil de marketing definido? A estratégia de marketing não passa apenas por programar conteúdos nas redes sociais. Primeiro é necessário perceber qual o público-alvo a atingir e qual a fase do funil de marketing onde se encontra. Peça ajuda ao Bicho Digital para delinear uma estratégia de marketing consistente para o seu negócio! Simule o orçamento para implementar a sua estratégia de marketing com o Bicho Digital!